top of page

Movimentos sociais que apoiamos

mãos dadas.jfif

Nesta página, você terá a descrição dos movimentos sociais que os editores deste site apoiam e/ou também fazem parte, que são os Guardiões da Infância e Adolescência, os Pais Atentos, Universidade Livre, e a Marcha Nacional pelas Crianças do Brasil.

 

Pode-se dizer que as diferenças básicas entre os movimentos é que: os Guardiões da Infância e Adolescência congrega pessoas e movimentos para a causa da Infância e Adolescência, para formar sobre as políticas educacionais e de proteção de menores; os Pais Atentos é um movimento de assessoria aos pais para apoiá-los na educação de seus filhos em casa e na escola, avançando na atenção a seus filhos; Universidade Livre é um movimento que congrega todos, além dos universitários, que desejam uma universidade livre para formar pensadores críticos, profissionais e empreendedores talentosos; e a Marcha Nacional pelas Crianças do Brasil é basicamente um movimento de rua, tendo o formato de caminhada, com o fim de realizar denúncia das situações de risco contra as crianças e adolescentes. Todas as ações dos movimentos acima são voluntárias e gratuitas. Entre em contato.

​

Os movimentos sociais são grupos de pessoas que se organizam, com um objetivo de lutar por uma causa social comum, sem a inscrição no Conselho Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Movimento

Guardiões da Infância e Adolescência

Logo do movimento Guardiões da Infância e Adolescência possui um escudo amarelo, com asas brancas por trás visíveis, e no escudo contém o desenho de uma pomba branca, e dois ramos com cada um com 12 folhas, e a frase no escudo "Guardiões da Infância e Adolescência",

Guardiões da Infância e Adolescência é um movimento social que se configura como um serviço social gratuito e voluntário de proteção à infância e à adolescência, e tem como objetivos específicos:  a) congregar os mais variados movimentos sociais e associações, b) para promover e documentar encontros sobre políticas educacionais em geral e qualidade de vida para crianças e adolescentes, c) com o fim de identificar problemas e apresentar soluções para as famílias e autoridades públicas e privadas, d) e melhor assessorar e formar famílias e educadores em geral, e) para garantir que o presente e o futuro dessas crianças e adolescentes tenham a prevenção das situações de risco e vulnerabilidade social identificados, f) de modo que seja possível garantir qualidade de vida em geral, e qualidade de ensino e aprendizagem,  g) para que crianças e adolescente tenham o pleno usufruto do seu presente e do seu futuro, em respeito às suas fases de desenvolvimento físico, emocional e cognitivo, h) colaborando, sempre que possível, com ações sociais diretas ou indiretas nas áreas de assistência social, de educação, cultura e esporte. ​ O movimento Guardiões da Infância e Adolescência foi fundado pela professora Luciana Pereira e pela Regina Tosta, diretora do Instituto Thereza Tosta, ambas moram no estado do Rio de Janeiro. As lideranças desse movimento estão apoiando os movimentos 'Pais Atentos', 'Marcha Nacional pelas Crianças do Brasil', "UFF Livre" e "Universidade Livre". ​ Para participar deste movimento, solicite entrada para os grupos virtuais abaixo, e informe em qual movimento deseja participar e em qual estado, clicando em um dos botões abaixo. Se já houver um grupo de estado, você será redirecionado, caso contrário, aguarde as orientações de participação e reuniões com videoconferência. Ao entrar nos grupos virtuais abaixo, participe das reuniões periódicas de videoconferência relacionadas com o seu movimento de interesse. Dependendo do movimento terá um grupo específico. Entre e informe seu nome e interesse de movimento social.

Movimento

Pais Atentos

Logo do movimento Pais Atentos possui o desenho de um pai e um filho criança, ambos de costas, caminhando, e segurando as mãos, com roupa em tons de roxo ou violeta, e sapatos azuis claros.

Pais Atentos é um movimento social gratuito e voluntário que se caracteriza basicamente em orientar os pais a ficarem atentos a seus filhos na educação familiar e escolar. Nesse sentido, o movimento tem como objetivos: a) congregar, formando grupos de Pais Atentos por regiões e, se possível, por escola; b) assessorar os pais (pai, mãe e outros responsáveis nesse sentido) em relação a ações que possam garantir a melhor qualidade de vida educacional de crianças e adolescentes, nas relações familiares e na escola; c) apoiar esses grupos de pais em suas ações de apoio à educação de seus filhos. O fim principal dessa assessoria é orientar as famílias sobre as políticas educacionais, os direitos das famílias na educação de seus filhos, os meios pelos quais os pais (pai, mãe e demais tutores) podem recorrer à autoridades educacionais, para garantir serem ouvidos e atendidos na manifestação de suas preocupações com a educação de seus filhos, por exemplo, por meio da abordagem com diretores de escola, nas reuniões de pais nas escolas, nos conselhos escolares, nas coordenadorias regionais, nas secretarias de educação, e mesmo com parlamentares.  ​ O movimento Pais Atentos foi fundado por Césia Moiano, moradora do estado do Rio Grande do Sul. Este movimento está avançando em todos os estados nacionais, e é apoiado pelo movimento Guardiões da Infância e Adolescência e Marcha Nacional pelas Crianças do Brasil. ​ Para participar deste movimento, solicite entrada para os grupos virtuais abaixo, e informe em qual movimento deseja participar e em qual estado, clicando em um dos botões abaixo. Se já houver um grupo de estado, você será redirecionado, caso contrário, aguarde as orientações de participação e reuniões com videoconferência. Ao entrar nos grupos virtuais abaixo, participe das reuniões periódicas de videoconferência relacionadas com o seu movimento de interesse. Dependendo do movimento terá um grupo específico. Entre e informe seu nome e interesse de movimento social.

bottom of page